O DINAMISMO E IDENTIDADE DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

O DINAMISMO E IDENTIDADE DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

O DINAMISMO E A IDENTIDADE DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

   

 

Mas, qual é identidade própria da espiritualidade cristã? Em primeiro lugar temos que ter presente que a fé cristã é fé no Deus trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. É esta identidade que configura e dá um dinamismo próprio à fé cristã e a torna diferente e distinta da fé outras religiões no seu modo de pensar(Teologia), celebrar(Liturgia) e determina a forma como se relacionar consigo mesma, com o mundo, com as pessoas e com Deus. Esta identidade não foi inventada pela Igreja Católica ou por outra Igreja ou Comunidade Cristã, mas nos foi revelada, segundo a fé cristã por Jesus Cristo.

Qual é o dinamismo da espiritualidade cristã? Dentro da fé cristã há várias espiritualidades, mas em todas elas se verifica um dinamismo fundamental: a experiência de que Deus se revela e se auto-comunica dentro da nossa história pessoal e comunitária.

Isto implica, necessariamente, uma segunda afirmação: Deus pode ser conhecido pelas pessoas e o único lugar onde temos acesso a Deus é na realidade, ou seja, na história que vai sendo gerada na vida de cada povo ou pessoa, portanto a vida é o único lugar onde Deus se auto-revela a nós.

E o que é a vida? Não se trata de querer aqui definir a vida a partir de uma categoria filosófica ou teológica, mas se trata de entender o que é óbvio: a vida é o lugar existencial onde fazemos as experiências da perda, dor, sofrimento, morte, nascimento, dança, solidão, sentimentos, emoções, pensamentos, prazer, amor, paixão, etc.

É incrível perceber que algumas pessoas quando se dirigem a Jesus não tenham em mente que o Cristo que ressuscitou é o mesmo que morreu na cruz, o mesmo que nasceu e teve uma vida onde se deparou com os acontecimentos inesperados, ou seja, não percebem que Jesus viveu de fato uma vida humana. As pessoas que se esquecem destes fatos fundamentais da fé cristã pensam que Deus é um “mágico” que continuamente faz truques e esperam que Ele faça uma “mágica” rápida que as tire dos problemas, sofrimentos, ou seja, procuram um “deus” que as proteja da vida.

Nas Escrituras fica claro que todas as pessoas que fizeram realmente uma experiência de Deus não foram protegidas da vida, mas ocorreu o contrário: foram lançadas à vida. Não é preciso ser muito inteligente ou sensível para perceber que nas experiências que algumas pessoas fizeram de Deus, narradas na Biblia, elas encontraram a paz, mas perderam a tranqüilidade. Porque perderam a tranqüilidade? Porque a experiência de Deus tirou estas pessoas da sua acomodação e as lançou à vida, por exemplo, Abraão deixou sua terra e partiu, Moisés teve de enfrentar muitas dificuldades no processo de libertação do seu povo da escravidão do Egito, Jeremias enfrentou dificuldades tão grandes que chegou a desejar a morte.

Mas, porque tais pessoas, ao fazer esta experiência de Deus, encontraram a paz? Encontraram a paz porque fizeram uma experiência do absoluto em suas vidas, ou seja, já não dependiam mais de estados de alegria ou de tristezas para serem felizes ou infelizes, pois tal experiência lhes de deram um referencial existencial consistente e profundo a partir do qual passaram a entender e a viver as suas próprias vidas.

Vejamos o que nos diz um trecho da escritura:

“Não tenhas medo, pois eu te resgatei, te chamei pelo teu nome, tu és meu. Se passares através das águas, estarei contigo, através dos rios, não te submergirão. Se caminhares no meio do fogo, não serás queimado e a chama não te calcinará mais, no meio de ti, pois eu sou o Senhor, eu sou teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador”.(Is 43, 1-3)

O texto acima nos aponta para o conhecimento fundamental que uma espiritualidade cristã deve ter: Deus não nos protege do “fogo” e nem da “água”, ou seja, não nos protege dos acontecimentos próprios da vida. É no meio dessas situações que ele nos revela a sua presença, “nos chama pelo nome” e se comunica conosco. A espiritualidade é justamente a maneira pela qual nós, a partir da fé cristã, procuramos perceber esta presença.

Diác Lando